Quem sou eu

Minha foto
Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

domingo, 13 de setembro de 2009

RELATÓRIO SÉTIMO ENCONTRO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis -SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU

RELATÓRIO DO SÉTIMO ENCONTRO

Realizamos no dia 20 de agosto de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o sétimo encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa, cumprindo a carga horária prevista de quatro horas, a saber, início às 7h e término às 11horas. O primeiro momento, destinado aos comentários e as discussões sobre as atividades focalizadas nas unidades 19 e 20, previsto para 30 minutos transcorreu normalmente, visto que o tema tratado - Coesão - é bastante tranquilo para os professores. No momento reservado para o relato de experiência, os professores apontaram o Avançando na prática da página 162 como sugestão interessante. O relato de experiência foi conduzido pelo professor Anderson, que desenvolveu com seus alunos a atividade do Avançando na prática da página 196. Lemos o texto de referência proposto pela TP, e comentamos as questões do Ampliando nossas referências, como forma de reforçar o que já havíamos discutido sobre o tema. A seguir realizamos algumas atividades do livro O leiturão (citado no relatório do sexto encontro) como sugestão para o trabalho com as relações lógicas do texto, proposto pela TP. A atividade nº 4 (página 188 da TP 5) foi desenvolvida pelos cursistas que relataram que na prática essa atividade se deu de forma bastante satisfatória, além dessa, também a atividade 18 (página 218) , trabalhando as relações lógicas no texto de humor, foi muito elogiada pelos professores que se mostraram receptivos a esses textos que são curtos e interessantes para a faixa etária em que nossos alunos se encontram. A seguir, realizamos a atividade proposta na página 257 (produção de texto publicitário) e aproveitamos os momentos restantes para avaliar o primeiro módulo do Gestar II. Os professores trouxeram alguns portifólios (foto anexa) com as atividades que estão sendo desenvolvidas e arquivadas nas escolas. Fizemos um balanço de nossas atividades até o momento e o saldo foi positivo. Algumas considerações foram feitas com relação ao caminho já percorrido, ficando o intervalo até o próximo módulo como momento para que os professores pensem sobre o projeto que iremos desenvolver no 2º semestre. Para nosso próximo encontro, ficou registrado o compromisso de trazer traçadas já algumas metas para a elaboração do projeto pelo grupo. A professora Dulce trouxe uma música para encerrar nosso primeiro módulo, o verso ‘quem acredita sempre alcança’ (Música: Mais uma vez – grupo Legião Urbana) serviu de mote para nossas reflexões e projeções futuras.

Um comentário:

  1. Excelente história em seu memorial. Seu blog está uma beleza, reflexo certamente do seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir