FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis -SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU
Realizamos no dia 15 de agosto de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o sexto encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa, cumprindo a carga horária prevista de quatro horas, a saber, início às 7h e término às 11horas. O primeiro momento, destinado aos comentários e as discussões sobre as atividades focalizadas nas unidades 17 e 18, previsto para 30 minutos foi bastante proveitoso. Levamos dois livros de introdução à estilística como sugestão de leitura, um deles sugerido na TP5 (AGUSTINI, Carmem Lúcia Hernandes. A estilística no discurso da gramática. Campinas:Pontes, São Paulo: Fapesp, 2004. e MARTINS, Nilce Santana. Introdução à estilística. SP, USP, 2003.). Alguns conceitos foram reforçados, outros relembrados, tais como a diferença entre idioleto e estilo, frase e enunciação; o texto Palavra de Adriana Falcão, sugerido no Avançando na prática (página 40) foi muito bem recebido pelos professores que fizeram a leitura em voz alta e depois comentaram suas impressões a respeito do sentimento despertado pelas palavras do texto. Reforçamos a ideia colocada na TP sobre a importância de mostrar aos alunos a diferença entre romper com a norma gramatical por razões de estilo e romper com a norma gramatical por ignorância do funcionamento da língua. Na unidade 18 – Coerência Textual – trabalhamos os conceitos e depois desenvolvemos algumas atividades de leitura através de jogos, quebra-cabeça com textos e outras sugestões em forma de oficina (Referência: ALVARADO, Maitê. O Leiturão: jogos para despertar leitores. Editora Ática, 2001). Assim, os professores puderam somar a teoria vista na TP às atividades práticas da oficina de leitura. Reforçamos o posicionamento da TP ao sugerir que sempre que possível o professor utilize textos que seus alunos devem ler para outras disciplinas em análises de interpretação textual. A partir do Avançando na prática da página 93 desenvolvemos a leitura de outros textos publicitários bastante interessantes, que constroem sua coerência a partir do suporte em que são publicados, então comparamos anúncios publicados na Playboy, na Veja, Claudia e outras com argumentos direcionados ao leitor idealizado pela revista. A professora Denilse relatou sua experiência ao desenvolver a atividade do Avançando na prática da página 105, distribuindo aos colegas cursistas a história em quadrinhos com os diálogos previamente apagados, conforme a sugestão da TP. O objetivo era perceber se os alunos compreenderiam o fio condutor da história, (uma menina, representada pela Mônica, soltando pipa; brincadeira que Cascão e Cebolinha consideram restrita aos meninos) sendo capazes de ligar os balões às imagens (linguagem não-verbal) do texto. A professora relatou que as séries iniciais (6º ano) mostraram bastante dificuldade, não demonstrando de imediato, e sem a sua interferência, compreensão do tema proposto para o texto. Ainda assim, a atividade foi produtiva, apesar da dificuldade, houve envolvimento da turma, um dos alunos, inclusive, levou uma pipa para a professora, ficando combinado um dia de aula ao ar livre para que todos pudessem empinar a pipa como na história em quadrinhos (Foto anexa). A seguir, realizamos a atividade proposta na página 254 da TP5, fechando, por hora, as unidades estudadas.
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