Quem sou eu

Minha foto
Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Relatório Quarto Encontro

RELATÓRIO DE ATIVIDADES GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis -SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU

RELATÓRIO DO QUARTO ENCONTRO

Realizamos no dia 20 de junho de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o quarto encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa, cumprindo a carga horária prevista de quatro horas, a saber, início às 7h e término às 11horas. O primeiro momento, destinado aos comentários e as discussões sobre as atividades focalizadas nas unidades 13 e 14, previsto para 60 minutos serviu para que fossem retomados alguns conceitos básicos levantados nos textos de referência. Como os conceitos ali tratados pareciam não ser ainda dominados por todos, sugeri que fizéssemos uma releitura das páginas 54 e 55, e posteriormente fossem lançadas as idéias centrais do texto em forma de fichamento, reescritas num papel pardo e apresentadas para o grupo, assim nos resguardamos de apresentar conclusões do senso comum, ficando os conceitos propostos pelo Guia como mote para as atividades a serem desenvolvidas. O segundo momento oportunizou aos professores relatar sobre suas experiências, em sala de aula: o texto Nossas cidades, na página 76, embora não fizesse parte do avançando na prática, foi utilizado como exemplo para tratar das partes que compõem o texto e suas estratégias de argumentação; a atividade 12, da página 88 também gerou importantes comentários, explorando os diferentes objetivos de leitura. A oficina com o poema “Cidadezinha qualquer” de Drummond também possibilitou momentos de reflexão e de releitura, a partir da análise proposta pelo Guia. Os professores se mostraram bastante interessados e disseram estar contagiados pelo envolvimento dos alunos, que têm dado uma resposta sempre positiva às intervenções sugeridas pelo Gestar II. Finalmente, nos preparamos para a unidade seguinte, ficando o professor Anderson encarregado de promover a oficina do próximo encontro, trazendo para o grupo a atividade que irá desenvolver em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário