Quem sou eu

Minha foto
Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

RELATÓRIO QUINTO ENCONTRO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis -SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU

RELATÓRIO DO QUINTO ENCONTRO

Realizamos no dia 04 de julho de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o quinto encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa, cumprindo a carga horária prevista de quatro horas, a saber, início às 7h e término às 11horas. O primeiro momento, destinado aos comentários e as discussões sobre as atividades focalizadas nas unidades 15 e 16, previsto para 30 minutos foi estendido por tratar de um assunto que consideramos de grande relevância para o desempenho do professor no trabalho com o texto. Fizemos a leitura da página 114 – Mergulho no texto – comentando a proposta de Kleiman sobre as estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura, como importantes habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos/leitores. O trabalho a partir de perguntas e de previsões já faz parte de nossas estratégias de exploração do texto, no entanto, as sugestões da TP 4 vieram somar e apontar caminhos para um trabalho mais seguro e objetivo. A atividade 7, da página 128 foi desenvolvida com o grupo, que explorou o texto “Supermercados, as catedrais do consumo”, buscando nesta atividade apontar os andaimes de construção do texto, analisando suas estratégias de argumentação. Concordamos com o Guia que postula a importância de se estabelecer a estrutura do texto lido, como sendo o melhor caminho para se chegar a seu significado global. Algumas sugestões de atividade objetivando desenvolver esta habilidade foram propostas pelos professores que também vêem nessa estratégia um importante caminho para se chegar à compreensão do texto lido. O texto de referência “Por que meu aluno não lê?” da página 147 serviu para um importante debate sobre a resistência dos professores frente a propostas que chegam à escola rompendo com o ensino tradicional; de fato o professor novato ao chegar com a convicção da necessidade de mudança, mas sem o devido preparo para sustentar seus argumentos e suas propostas, muitas vezes, termina por se calar frente ao discurso dos professores que já se encontram na casa e que já se deixaram vencer pelo sistema e pelo cansaço. A vontade de mudar deve estar sustentada pela formação necessária, para que a mudança realmente aconteça de forma efetiva. A sugestão do Guia para se sair da passividade da escrita através do trabalho ativo de produção textual, na unidade 16 foi bem aceita pelo grupo, uma vez que essa já é a nossa bandeira como professora de língua portuguesa. A atividade sugerida na TP4- Oficina 8 – página 31 foi substituída pela oficina do professor Anderson, que trabalhou a atividade do Avançando na prática da página 182, por sugestão do grupo, conforme relatório do quarto encontro. Finalizando, fizemos uma rápida avaliação do encontro e nos preparamos para a unidade seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário