Quem sou eu

Minha foto
Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

sábado, 24 de outubro de 2009

RELATÓRIO PARCIAL 1º MÓDULO GESTAR II

Junto aos professores, as atividades têm sido realizadas de forma satisfatória, embora encontrando algumas barreiras. Talvez a dificuldade maior seja mesmo a de perceber as atividades propostas como algo a ser integrado às atividades diárias, ou seja, não é preciso parar as atividades do livro para aplicar as atividades do Gestar, elas devem se somar e se complementar mutuamente. Essa visão estanque pode ser comprovada pelos comentários sobre a ‘falta de tempo para aplicar as atividades sugeridas’. Se fossem aplicadas de forma integrada, o tempo seria suficiente, visto que elas cobririam o espaço disponível nas aulas naturalmente, como uma metodologia de ensino, e não como uma aplicação de atividades para cumprir as TPs. No entanto, percebo o empenho dos professores em se atualizarem, buscando novas formas de ensinar e aprender, e o reconhecimento deles com relação à dificuldade de se alterar uma prática que de certa forma já está arraigada. Outra dificuldade se deu com relação ao acompanhamento das aulas dos cursistas. Mesmo com a opção de marcarmos data e hora para as visitas, não houve por parte do grupo aceitação para que se cumprisse tal exigência do Gestar. O grupo alegou já possuir experiência em sala de aula e certo constrangimento ao se ver ‘observado’ por um outro profissional enquanto trabalha. Combinamos que as atividades seriam fotografadas por eles e anexadas aos relatórios, como forma de acompanhamento. Assim foi feito. Quanto aos alunos, a participação tem sido positiva, as atividades elaboradas pelo Programa contemplam diferentes níveis de dificuldade e atendem até mesmo às expectativas do ensino médio, basta saber selecionar e dosar adequadamente. Sem dúvida, a principal conquista do Gestar é o convite à reflexão. Os professores são motivados a pensar a prática a partir de um enfoque mais interacionista da linguagem. Nesse aspecto aqueles velhos mitos e preconceitos sobre língua e linguagem, tais como antigos paradigmas sobre se escrever bem, noção de certo e errado, vão sendo substituídos por novas formas de se analisar o erro, dando lugar à adequação; também a maneira de entender a construção do conhecimento como algo partilhado, tanto entre professores, como entre os alunos, na troca de experiência é um ganho que tem sido sempre enfatizado pelos professores nos encontros e oficinas. O trabalho interdisciplinar também é uma conquista, embora ainda não se configure como deveria na prática. Trabalhar de forma integrada a outras disciplinas envolve muito mais que um bom projeto, envolve disponibilidade para ouvir o outro, aprender com outro, preparar atividades em conjunto, rever objetivos não alcançados, enfim, uma mudança de postura que não se limita ao Gestar, embora já se perceba um grande passo nessa direção. Finalmente, com alguns desafios ainda a serem vencidos, o saldo é bastante positivo e a disponibilidade para aprender – até com os próprios erros – é uma característica que tem unido bastante o grupo, mostrando que estar no caminho já é um grande passo para que a caminhada se conclua com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário