Quem sou eu

Minha foto
Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

domingo, 15 de novembro de 2009

PROJETO DE LEITURA - 2ª FASE



ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LUCCA PINTO COELHO
Planejamento 3º bimestre de 2009
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO – LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Rosane Miranda
PROJETO “A HORA DO CONTO” (2ª FASE)

PRODUZINDO CONTOS

ALUNOS ENVOLVIDOS: 2º A, B,C,D e 1º Magistério

JUSTIFICATIVA: Trabalhamos os dois primeiros bimestres de 2009 com o gênero Conto. Realizamos leitura individual e para a turma, temos até um programa na Rádio Pescadores (FM 104,9) com apresentação dos contos para a comunidade de Manhuaçu. Houve envolvimento e participação, vimos que o resultado foi satisfatório, melhoramos nosso aproveitamento e o perfil de desempenho da turma (nossas notas melhoraram!!). Agora, para o 3º bimestre, temos uma proposta de continuidade para os nossos trabalhos. Vocês estão recebendo este material para que se organizem em equipes e coloquem em prática nosso novo desafio: produzir contos.

METODOLOGIA: Em grupos de 5 elementos, vocês irão levantar dados na comunidade sobre os contos que fazem parte do conhecimento popular. Irão escolher pessoas que se identifiquem com o perfil de contadores de estórias ou casos para participarem de um documentário que a turma irá registrar. Vocês deverão filmar todo o trabalho para servir de consulta para confirmação dos dados levantados na pesquisa. Esse registro é importante e sério! De posse do material gravado, vocês realizarão a transcrição dos dados para que possamos juntos produzir o registro escrito das estórias presentes no imaginário popular de nossa comunidade.

OBJETIVOS GERAIS:
- Promover o resgate da cultura popular de nossa comunidade;
- Aproximar pessoas de diferentes gerações, por meio do gênero estudado, estreitando os laços que unem o nosso passado imediato ao presente vivido por nossos familiares e munícipes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reforçar os conhecimentos sobre este gênero literário;
- Possibilitar a você, aluno, estar do outro lado da página, como escritor de contos;
- Oportunizar o aprendizado de gêneros não-literários que servirão de suporte para o levantamento dos Contos (projeto de pesquisa, relatório, documentário) e biografia.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Datas a combinar em sala de aula
Como fazer?
O que fazer?
Distribuição de tarefas
Formação das Equipes
1ª semana de agosto

Organizar grupos de 5 elementos
Marcar reuniões para distribuição de tarefas
Redator:
Câmera:
Âncora:
Suporte geral:
Apresentação do Projeto de Pesquisa
3ª semana de agosto

Data:
Registrar, conforme orientação anexa, os procedimentos da equipe para a concretização do trabalho
Apresentar para o grande grupo os planos da equipe para a elaboração do trabalho.
Representante geral:
Levantamento de dados
1ª semana de setembro

Data:
Escolher alguém da comunidade que preencha o perfil necessário para a contação das estórias ou casos.
Gravar o trabalho de campo para as eventuais consultas.
O grupo todo deverá se envolver

Apresentação do Relatório de Atividades e do Documentário feito pela equipe
2ª semana de setembro

Data:
Registrar, conforme modelo anexo, as observações relevantes ao desenvolvimento da pesquisa
Apresentar para o grande grupo os registros feitos pela equipe (relatório e documentário)
Redator:
Representante geral:

(Agendar TV e DVD para apresentação)
Apresentação dos contos, estórias ou casos transcritos

4ª semana de setembro

Data:
Produzir, conforme orientação anexa, o texto de apresentação e transcrever os contos, estórias ou casos ouvidos na comunidade
Apresentar para o grande grupo a 1ª versão escrita do texto selecionado.
Redator:
Representante geral:
ORIENTAÇÕES GERAIS
Após essa etapa, teremos, no 4º bimestre, as reescritas de texto e a seleção de contos para a elaboração do nosso livro.
Observações:
Este material deverá ser copiado para todos os integrantes da equipe;
O registro é único por equipe, mas cada integrante terá em sua pasta de produção de texto todo o material elaborado pelo grupo, manuscrito;
Ao final do bimestre o trabalho apresentado na pasta, somado às atividades de produção de texto em sala de aula, será avaliado individualmente em 5,0 (cinco pontos);
A criatividade e originalidade do documentário serão avaliadas coletivamente em 5,0 (cinco pontos);
Os créditos restantes serão distribuídos entre a avaliação bimestral (10,0) e a Feira Cultural (5,0).

DESENVOLVIMENTO:

...........................................................................................
PROJETO DE PESQUISA

ROTEIRO E ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

TITULO - Sendo este trabalho de natureza científica, o seu título deve ser explícito e preciso. Poderá ser modificado, na redação definitiva, em função dos resultados da pesquisa.
DISCIPLINA a qual o trabalho se vincula (Língua Portuguesa)
CONTEÚDO ESTUDADO – Gêneros Literários: O Conto
JUSTIFICATIVA – A justificativa deverá conter: o assunto a ser pesquisado e as razões por que foi escolhido; uma rápida revisão de literatura sobre Gêneros Literários, com especial destaque para o Conto; o interesse ou importância do estudo proposto para o desenvolvimento dos seus estudos em geral, ou para melhor conhecimento de um de seus aspectos em particular, ou ainda para aplicações práticas a problemas da nossa comunidade.
OBJETIVOS – Embora não seja possível prever exatamente os resultados de uma pesquisa, sempre se visa a certas metas ao realizá-la. São essas metas que devem constar deste item. Se necessário, desdobrem-se os objetivos em gerais e específicos.
METODOLOGIA – Explicite os procedimentos utilizados, as etapas a serem cumpridas para a elaboração do trabalho, discriminando-se as técnicas e procedimentos que deverão ser adotados no tratamento do assunto, em cada etapa do trabalho; em síntese, as diferentes linhas de ação propostas para se atingirem os objetivos.
CRONOGRAMA – O cronograma deverá prever as fases do trabalho e a duração de cada uma, para orientação e autocontrole da equipe.
BIBLIOGRAFIA – Mencione a bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho. Os elementos essenciais de uma referência bibliográfica devem apresentar a seguinte disposição:

AUTORIA – ponto – TÍTULO – ponto – LOCAL DE PUBLICAÇÃO – dois pontos – EDITORA – vírgula – ANO DE PUBLICAÇÃO – ponto.

Exemplo:

BASTOS, Lúcia Kopschitz. Coesão e Coerência em Narrativas Escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1994.


............................................................................
RELATÓRIO

ROTEIRO E ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO


O relatório é utilizado, sobretudo, na área da pesquisa científica, mas também na área técnico administrativa. Seu objetivo é comunicar resultados de trabalhos, pesquisas, visitas, projetos realizados, etc. Deve, portanto, ser claro, completo e rigorosamente fiel à realidade.
Contém folha de rosto, sumário, sinopse, introdução, desenvolvimento, conclusões ou considerações finais. Pode conter apêndices que incluam documentos, comprovantes, gráficos, fotografias ou outros.
O relatório parcial presta contas de uma parte do trabalho que já foi concluída. O relatório final descreve toda uma atividade e visa a dar uma ideia global de seus resultados.
Pode ser simples, sendo pessoal e informal ou apresentar caráter mais complexo, levando a conclusões mais profundas e definitivas.

Características do Relatório:

1. Deve responder às perguntas O que se passou? Ou O que aconteceu? (o fato a ser relatado ou esclarecido).

2. Deve responder ainda: O que se pensa sobre o fato? Como analisar o fato? (assunto dado).

O esquema seria:

1. Problema. (Desconhecimento dos contos e casos presentes no imaginário popular de nossos munícipes mais antigos)
2. Causa. (Falta de registro)
3. Efeito. (Perda de nossas raízes culturais e de valores outrora presentes na formação da nossa comunidade)
4. Soluções. (Levantamento, registro e publicação dos contos e casos resgatados)

Obs.: Os parênteses apenas ilustram, trazendo sugestão e mais esclarecimento sobre o item em questão.

Estrutura do Relatório:

Introdução
Local e data
Título (assunto ou ementa)
Destinatário
Motivo (apresentação de motivos do relatório)

Desenvolvimento
Relatório das ocorrências (fatos com data, local, etc.)
Método utilizado para o levantamento das informações ou análise e resumo das pesquisas praticadas (de acordo com o tipo de relatório que se pretende).
Discussão dos assuntos pesquisados ou exposição dos fatos pela ordem de ocorrência ou conveniência. Fazem parte do contexto a apreciação, a análise e o julgamento dos fatos ou das pesquisas desenvolvidas.

Conclusão
Consideração e recomendação de medidas ou providências necessárias e opiniões finais.

Assinatura.



Modelo de Relatório

Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho
Manhuaçu, 10 de setembro de 2009.
Assunto: Pesquisa de campo sobre os contos e casos presentes no imaginário popular de nossa comunidade.

Senhora Professora,

A fim de darmos participação aos demais colegas e de registrar os procedimentos seguidos durante a pesquisa sobre os contos e casos presentes no imaginário popular dos munícipes de Manhuaçu, submetemos à apreciação de V.Sa. o relatório das atividades já desenvolvidas:

1. Na primeira semana de agosto ....
2. No dia / / a equipe ....
3. Além dos encontros para leitura e aprofundamento sobre o Gênero Literário estudado, foram realizados...



Estas foram, até o momento, as atividades desenvolvidas pela equipe para que os objetivos e metas propostos no projeto de pesquisa pudessem ser alcançados.


Alunos (nomes)
Série



....................................................................................
TEXTO DE PRIMEIRA PÁGINA
(APRESENTAÇÃO DO CONTO)


ROTEIRO E ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO (CONTEXTUALIZAÇÃO) DO CONTO


Neste espaço você deverá registrar suas impressões a respeito do conto selecionado. Informe sobre a região onde ele é contado, a pessoa que conta, como e por quem ele foi contado a quem hoje reconta, enfim, registre informações relevantes para que seu leitor entenda os valores e as ideologias que estão sendo repassadas nas entrelinhas do conto ou do caso que você resolveu divulgar. Se precisar, consulte a biblioteca da escola, alguns livros de contos, que resgatam valores culturais de diferentes povos, trazem esta apresentação antes de cada conto.



.............................................................................................................
CONTO, ESTÓRIA OU CASO (1ª VERSÃO ESCRITA)


ROTEIRO E ORIENTAÇÃO PARA O REGISTRO DA 1ª VERSÃO DO CONTO

O conto é uma narrativa ficcional curta. Não faz rodeios: vai direto ao assunto. No conto tudo importa: cada palavra é uma pista. Em uma descrição, as informações são valiosas; cada adjetivo é insubstituível; cada vírgula, cada ponto, cada espaço – tudo está cheio de significado. Já se disse que o conto está para o romance assim como a fotografia está para o cinema: tanto o contista quanto o fotógrafo devem selecionar uma situação e extrair dela o máximo. Seja criativo, escolha as palavras certas, cuide da pontuação, procure passar para o papel toda a magia do conto que você ouviu, preservando sua originalidade e beleza. Tenha em mente que ele será lido por colegas e professores de sua escola, por familiares e amigos, pois fará parte do livro que iremos produzir e expor para leitura no 4º bimestre.
Avalie seu conto: observe se o seu conto é uma narrativa ficcional curta; se apresenta poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço bem reduzidos; se o enredo está estruturado em introdução, complicação, clímax e desfecho, ou subverte intencionalmente essa estrutura; se a linguagem empregada está de acordo com o perfil do narrador e das personagens.

.............................................................................................................................................................................

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português:linguagens. São Paulo: Atual, 2005.

MACHADO, Regina. O violino cigano e outros contos de mulheres sábias: São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário