PROJETO DE LEITURA
A HORA DO CONTO: pelas ondas do rádio
PROFESSORA RESPONSÁVEL: ROSANE MIRANDA RODRIGUES DOS REIS
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio do turno matutino da E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho.
PROBLEMATIZAÇÃO:
A dificuldade de interagir por meio da linguagem escrita constitui-se num dos objetivos a serem vencidos nas aulas de língua portuguesa. A falta de habilidade para lidar com essa modalidade da língua acaba por interferir no aprendizado de todos os demais conteúdos, sendo, portanto, uma prioridade enquanto garantia para a continuidade do aprendizado dentro e fora da escola. Desenvolver essa habilidade requer por parte dos alunos um maior envolvimento com a leitura, a fim de que as marcas que são características dessa modalidade da língua possam ser assimiladas gradativamente, na medida em que os aprendizes têm um maior contato com textos escritos. Despertar o gosto pela leitura de maneira lúdica e espontânea, motivando os alunos a buscar a emoção e o conhecimento através da literatura, passa a ser o nosso desafio.
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com gênero conto será a alternativa adotada para se chegar de maneira lúdica ao objetivo esperado com relação à dificuldade de interagir por meio da linguagem escrita. Os contos escolhidos serão lidos e apresentados via rádio, respeitando-se a entonação, pontuação, pausas, enfim, todos os aspectos que envolvem a apresentação oral de um texto. Nessa passagem da modalidade escrita para a oral prevista, espera-se desenvolver habilidades adormecidas, promovendo, então, a leitura como forma efetiva de aprendizagem, e a literatura como mote para se despertar tais emoções e sensibilidades. Dessa forma a construção de conceitos e o conhecimento de teorias acerca da literatura e do fazer literário dar-se-ão na relação ativa com o objeto de conhecimento.
OBJETIVOS GERAIS:
. Possibilitar a interação escola e sociedade através de um gênero literário que permite o despertar da emoção e da reflexão sobre esta forma de manifestação artística da língua. . Propor ao leitor e ao ouvinte cumplicidade e envolvimento emocional, proporcionando prazer intelectual e estético.
. Provocar o estranhamento do cotidiano e criar possibilidades de deslocamento pelo humor, pela fantasia, pelo sarcasmo, criando situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Fornecer subsídios para que o aluno atinja um nível de letramento que o capacite a compreender e produzir, com autonomia, diferentes gêneros de textos, com distintos objetivos e motivações. (Não é nosso objetivo que o aluno produza contos, mas que compreenda e identifique esse gênero.);
. Criar condições para que o aluno tenha acesso aos usos literários da língua e a obras de autores representativos da literatura. (Não é nosso objetivo que o aluno tenha o texto literário como modelo, em detrimento de outros gêneros ou formas de concretização da linguagem, mas que tenha nesse gênero mais uma opção frente ao leque de situações e manifestações que a interação verbal oferece.).
DESENVOLVIMENTO:
Os contos selecionados serão distribuídos entre os alunos que se organizarão para apresentá-los de forma interessante, com efeitos especiais que reproduzam os sons citados no texto, compondo o cenário em que se dá o enredo, como nas antigas novelas de rádio.
Uma equipe ficará responsável pela leitura (distribuindo as falas entre o narrador, e as personagens); outra se responsabilizará pelo efeito acústico (sonoplastia); e uma terceira se encarregará da divulgação do programa, através de cartazes e visitas as salas de aula, podendo inclusive divulgar em outras escolas e em alguns estabelecimentos comerciais (possíveis patrocinadores do programa).
Os alunos serão ouvidos previamente, podendo ter seu trabalho selecionado para a gravação, ou recebendo orientações para que o mesmo seja mais elaborado, aguardando uma próxima oportunidade.
CRONOGRAMA:
O programa irá ao ar, via ondas de rádio, semanalmente, com duração de uma hora.
As atividades serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2009.
Março – distribuição dos textos e preparação para a leitura.
Abril – seleção dos primeiros trabalhos e gravação em caráter de teste.
Maio – previsão para colocar no ar os trabalhos já selecionados, dando seguimento às gravações durante todo o ano de 2009.
BIBLIOGRAFIA: (ver disponibilidade de livros do gênero na biblioteca da escola)
Excelente projeto! Bem original.Sempre achei o gênero conto um tanto quanto difícil de se trabalhar com os alunos, mas esse trabalho descrito no projeto está bem interessante!
ResponderExcluir