Quem sou eu

Minha foto
Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

domingo, 15 de novembro de 2009

PROJETO DE LEITURA - 1ª FASE








PROJETO DE LEITURA
A HORA DO CONTO: pelas ondas do rádio

PROFESSORA RESPONSÁVEL: ROSANE MIRANDA RODRIGUES DOS REIS


PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio do turno matutino da E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho.


PROBLEMATIZAÇÃO:

A dificuldade de interagir por meio da linguagem escrita constitui-se num dos objetivos a serem vencidos nas aulas de língua portuguesa. A falta de habilidade para lidar com essa modalidade da língua acaba por interferir no aprendizado de todos os demais conteúdos, sendo, portanto, uma prioridade enquanto garantia para a continuidade do aprendizado dentro e fora da escola. Desenvolver essa habilidade requer por parte dos alunos um maior envolvimento com a leitura, a fim de que as marcas que são características dessa modalidade da língua possam ser assimiladas gradativamente, na medida em que os aprendizes têm um maior contato com textos escritos. Despertar o gosto pela leitura de maneira lúdica e espontânea, motivando os alunos a buscar a emoção e o conhecimento através da literatura, passa a ser o nosso desafio.


JUSTIFICATIVA:

Trabalhar com gênero conto será a alternativa adotada para se chegar de maneira lúdica ao objetivo esperado com relação à dificuldade de interagir por meio da linguagem escrita. Os contos escolhidos serão lidos e apresentados via rádio, respeitando-se a entonação, pontuação, pausas, enfim, todos os aspectos que envolvem a apresentação oral de um texto. Nessa passagem da modalidade escrita para a oral prevista, espera-se desenvolver habilidades adormecidas, promovendo, então, a leitura como forma efetiva de aprendizagem, e a literatura como mote para se despertar tais emoções e sensibilidades. Dessa forma a construção de conceitos e o conhecimento de teorias acerca da literatura e do fazer literário dar-se-ão na relação ativa com o objeto de conhecimento.

OBJETIVOS GERAIS:

. Possibilitar a interação escola e sociedade através de um gênero literário que permite o despertar da emoção e da reflexão sobre esta forma de manifestação artística da língua. . Propor ao leitor e ao ouvinte cumplicidade e envolvimento emocional, proporcionando prazer intelectual e estético.
. Provocar o estranhamento do cotidiano e criar possibilidades de deslocamento pelo humor, pela fantasia, pelo sarcasmo, criando situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

. Fornecer subsídios para que o aluno atinja um nível de letramento que o capacite a compreender e produzir, com autonomia, diferentes gêneros de textos, com distintos objetivos e motivações. (Não é nosso objetivo que o aluno produza contos, mas que compreenda e identifique esse gênero.);
. Criar condições para que o aluno tenha acesso aos usos literários da língua e a obras de autores representativos da literatura. (Não é nosso objetivo que o aluno tenha o texto literário como modelo, em detrimento de outros gêneros ou formas de concretização da linguagem, mas que tenha nesse gênero mais uma opção frente ao leque de situações e manifestações que a interação verbal oferece.).


DESENVOLVIMENTO:

Os contos selecionados serão distribuídos entre os alunos que se organizarão para apresentá-los de forma interessante, com efeitos especiais que reproduzam os sons citados no texto, compondo o cenário em que se dá o enredo, como nas antigas novelas de rádio.

Uma equipe ficará responsável pela leitura (distribuindo as falas entre o narrador, e as personagens); outra se responsabilizará pelo efeito acústico (sonoplastia); e uma terceira se encarregará da divulgação do programa, através de cartazes e visitas as salas de aula, podendo inclusive divulgar em outras escolas e em alguns estabelecimentos comerciais (possíveis patrocinadores do programa).

Os alunos serão ouvidos previamente, podendo ter seu trabalho selecionado para a gravação, ou recebendo orientações para que o mesmo seja mais elaborado, aguardando uma próxima oportunidade.

CRONOGRAMA:

O programa irá ao ar, via ondas de rádio, semanalmente, com duração de uma hora.
As atividades serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2009.

Março – distribuição dos textos e preparação para a leitura.
Abril – seleção dos primeiros trabalhos e gravação em caráter de teste.
Maio – previsão para colocar no ar os trabalhos já selecionados, dando seguimento às gravações durante todo o ano de 2009.



BIBLIOGRAFIA: (ver disponibilidade de livros do gênero na biblioteca da escola)



Um comentário:

  1. Excelente projeto! Bem original.Sempre achei o gênero conto um tanto quanto difícil de se trabalhar com os alunos, mas esse trabalho descrito no projeto está bem interessante!

    ResponderExcluir