Quem sou eu

Minha foto
Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

sábado, 18 de maio de 2013

Pensando a Educação


Estou na Educação há 20 anos. Atuei em escolas públicas, particulares, anos iniciais e  finais do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, especialização... Já estive em todos esses níveis de ensino e hoje trabalho nas redes municipal e estadual. Pensar a Educação, seus descaminhos, do lugar em que me encontro não é tranquilo. Pelo contrário, sou professora da rede pública, mas meus filhos sempre estudaram em escolas particulares. Quando algum aluno me pergunta ‘você tem filhos, professora, onde eles estudam?’ a resposta vem baixinho, como se eu não pudesse revelar essa contradição... Se você me perguntar se acredito na Educação que meus filhos recebem, direi que sim, que tem valido a pena o investimento. Mas a questão não é essa, o que me traz aqui não é a Educação que meus filhos recebem, o que me coloca em conflito hoje é a Educação que tenho oferecido aos filhos que não são os meus.
Repensando a minha trajetória e os motivos que me trouxeram para essa profissão, vejo que ainda criança eu me via professora. Cresci imaginando esse futuro para mim. Filha de professora, minha vida desde sempre esteve inserida nesse universo. Não caí de para-quedas, foi a minha escolha.
Fiz faculdade, cursos de pós-graduação foram três, até chegar ao mestrado. Sempre gostei de estudar, buscar caminhos, repensar ações...
Estudei em escola pública, me formei em escola pública, fiz pós-graduação e mestrado em universidades públicas. Não posso fechar os olhos diante do que vejo hoje acontecer no espaço em que me fiz. Quando falo de Educação, não me refiro em especial a escola onde trabalho, falo do sistema, dessa engrenagem da qual sou apenas uma peça. Uma peça que como tantas outras tem que girar para a direção que a máquina ditar. Ditar...
São tantos os rangidos, mas a máquina continua girando, girando, untada pelas propagandas em horário nobre que vão ao ar mostrando atores que interpretam brilhantemente seu papel.
Enquanto isso, nossos alunos são tratados como números,  estatísticas, resultados numa linha de produção...
Sei que os tempos são outros, sei que a falha do Estado como provedor não é só na área da Educação, mas também sei que é por aqui que passa a maior parte dos filhos que não são os meus, mas que também são de minha responsabilidade, e que já estão chegando ao mercado de trabalho. Estão na Saúde, na Educação, na Política... São filhos da Educação que tenho oferecido...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário