RELATÓRIO DE ATIVIDADES GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU
RELATÓRIO DO SEGUNDO ENCONTRO
Realizamos no dia 23 de maio de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o segundo encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa, cumprindo a carga horária prevista de quatro horas, a saber, início às 7h e término às 11horas. O primeiro momento, destinado aos comentários e as discussões sobre as atividades focalizadas nas unidades 9 e 10, transcorreu em 30 minutos: foram levantadas importantes observações sobre a proposta de identificação dos diferentes gêneros, tendo como critério não apenas sua forma e função - como tradicionalmente se faz -, mas considerando também o suporte como fator determinante. Esse e outros apontamentos, possíveis a partir da leitura dos textos de referência, desencadearam momentos de reflexão e considerações dos professores cursistas. O segundo momento, destinado à troca de experiências, através dos relatos do avançando na prática, desenvolveu-se em 50 minutos. Segundo os professores, as atividades foram muito bem recebidas pelos alunos, que gostaram dos textos propostos, e também por eles, que viram no material do Gestar II uma alternativa interessante e rica. Os textos escolhidos para análise comparativa de gêneros literários e não-literários desencadearam outras atividades: com o texto extraído de um livro didático de geografia, sobre as diferenças entre indústria e artesanato, os professores exploraram também as peculiaridades do texto informativo, tais como sua estratégia de construção, através da enumeração e da comparação de elementos caracterizadores do trabalho industrial e artesanal. A partir da identificação desses elementos, por meio de cores diferentes, e de sua transposição para o quadro, em forma de esquema, os professores puderam explorar outro gênero não-literário, o resumo. Os relatos foram apresentados apenas oralmente, pois os professores solicitaram um tempo a mais para a entrega do relato escrito para arquivo no portifólio. O terceiro momento, destinado a Oficina 5 da TP 3/ unidade 10, teve duração de 120 minutos. Os professores se organizaram em um único grupo e, juntos, sugeriram diferentes formas de trabalhar o texto 2 (pág. 193). As sugestões elaboradas colocaram em evidência o olhar do grupo para o trabalho com o texto: muito mais holístico; considerando recursos expressivos; evidenciando as marcas deixadas para a reconstituição do eu-lírico; com apontamento das marcas ideológicas que subjazem do discurso da época; ressaltaram ainda, a necessidade de se contextualizar os papéis “masculino” e “feminino” identificados no texto, a seu momento histórico de produção e sua transposição para os novos papéis sociais de homens e mulheres no século XXI, dentre outros. No momento de avaliar a oficina, os professores fizeram algumas considerações a respeito da necessidade de um apoio financeiro da Secretaria Municipal de Educação para que a escola possa fornecer as cópias impressas ou xerocopiadas para o desenvolvimento das atividades do Gestar II; também foi colocada a preocupação geral do grupo com relação às visitas do formador para a avaliação das aulas práticas dos professores cursistas. Embora data e atividade possam ser definidas por eles, a situação de avaliação não os deixa tranquilos e tem sido a maior preocupação do grupo. Com relação a pontos ainda obscuros no primeiro encontro – tais como ‘o que fazer com as AAAs?’ - os professores disseram estarem agora mais claros. A seguir, em 20 minutos, passamos o cronograma com as atividades previstas para o próximo encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário