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Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

domingo, 24 de maio de 2009

Segundo Encontro Gestar II

RELATÓRIO DE ATIVIDADES GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU

RELATÓRIO DO SEGUNDO ENCONTRO

Realizamos no dia 23 de maio de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o segundo encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa, cumprindo a carga horária prevista de quatro horas, a saber, início às 7h e término às 11horas. O primeiro momento, destinado aos comentários e as discussões sobre as atividades focalizadas nas unidades 9 e 10, transcorreu em 30 minutos: foram levantadas importantes observações sobre a proposta de identificação dos diferentes gêneros, tendo como critério não apenas sua forma e função - como tradicionalmente se faz -, mas considerando também o suporte como fator determinante. Esse e outros apontamentos, possíveis a partir da leitura dos textos de referência, desencadearam momentos de reflexão e considerações dos professores cursistas. O segundo momento, destinado à troca de experiências, através dos relatos do avançando na prática, desenvolveu-se em 50 minutos. Segundo os professores, as atividades foram muito bem recebidas pelos alunos, que gostaram dos textos propostos, e também por eles, que viram no material do Gestar II uma alternativa interessante e rica. Os textos escolhidos para análise comparativa de gêneros literários e não-literários desencadearam outras atividades: com o texto extraído de um livro didático de geografia, sobre as diferenças entre indústria e artesanato, os professores exploraram também as peculiaridades do texto informativo, tais como sua estratégia de construção, através da enumeração e da comparação de elementos caracterizadores do trabalho industrial e artesanal. A partir da identificação desses elementos, por meio de cores diferentes, e de sua transposição para o quadro, em forma de esquema, os professores puderam explorar outro gênero não-literário, o resumo. Os relatos foram apresentados apenas oralmente, pois os professores solicitaram um tempo a mais para a entrega do relato escrito para arquivo no portifólio. O terceiro momento, destinado a Oficina 5 da TP 3/ unidade 10, teve duração de 120 minutos. Os professores se organizaram em um único grupo e, juntos, sugeriram diferentes formas de trabalhar o texto 2 (pág. 193). As sugestões elaboradas colocaram em evidência o olhar do grupo para o trabalho com o texto: muito mais holístico; considerando recursos expressivos; evidenciando as marcas deixadas para a reconstituição do eu-lírico; com apontamento das marcas ideológicas que subjazem do discurso da época; ressaltaram ainda, a necessidade de se contextualizar os papéis “masculino” e “feminino” identificados no texto, a seu momento histórico de produção e sua transposição para os novos papéis sociais de homens e mulheres no século XXI, dentre outros. No momento de avaliar a oficina, os professores fizeram algumas considerações a respeito da necessidade de um apoio financeiro da Secretaria Municipal de Educação para que a escola possa fornecer as cópias impressas ou xerocopiadas para o desenvolvimento das atividades do Gestar II; também foi colocada a preocupação geral do grupo com relação às visitas do formador para a avaliação das aulas práticas dos professores cursistas. Embora data e atividade possam ser definidas por eles, a situação de avaliação não os deixa tranquilos e tem sido a maior preocupação do grupo. Com relação a pontos ainda obscuros no primeiro encontro – tais como ‘o que fazer com as AAAs?’ - os professores disseram estarem agora mais claros. A seguir, em 20 minutos, passamos o cronograma com as atividades previstas para o próximo encontro.




























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