(Professores de Português e Matemática da SMEM em reunião de abertura do GESTAR II)
RELATÓRIO DE ATIVIDADES GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU
PRIMEIRO ENCONTRO
Realizamos no dia 09 de maio de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o primeiro encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa. O objetivo do encontro que teve duração de quatro horas, com início as 7h e término as 11horas, foi alcançado, visto que a apresentação do Guia Geral com o desenvolvimento das unidades 1,2,3,4 e 5 (grande grupo), além da apresentação da TP 3 e de suas respectivas AAAs (com divisão do grupo por disciplina) aconteceu dentro dos limites esperados, com relação ao fator tempo e produtividade; quanto as expectativas de adesão, contamos apenas com a participação de cinqüenta por cento dos professores inscritos, apesar de eles terem sido consultados com relação a melhor dia e horário para a realização dos encontros. A coordenadora Telma Natal da Silva desenvolveu as unidades traçando em linhas gerais a proposta do programa, apresentando os direitos e deveres do professor cursista, suscitando debates e promovendo discussões a respeito das possibilidades e das limitações que a proposta traz como implicações. Dentre as possibilidades os professores apontaram a interação e a troca de experiência; a oportunidade de aprender a ensinar; além do envolvimento da comunidade e a dinamização de aulas e oficinas pedagógicas como expectativas que pareciam encontrar respaldo na proposta do Gestar II. Como dificuldade ou limitação, os professores apontaram de forma uníssona: muita atividade para ser desenvolvida num espaço limitado de tempo. A partir da dificuldade colocada, sugerimos que os professores desenvolvessem as atividades previstas para essa primeira quinzena, fazendo as adaptações necessárias ao seu tempo disponível, a fim de que na próxima oficina pudéssemos avaliar a viabilidade do cronograma de atividades em relação ao tempo disponível para a sua execução.
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