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Manhuaçu, Minas Gerais, Brazil
Atualmente sou Analista da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu (SMEM), e também Professora de Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na área de Língua Portuguesa, lotada na E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho. Sempre me identifiquei com a educação, filha de professora, cresci entre os livros. Sempre gostei de ler e de escrever . Durante a minha formação em magistério de 1º grau tive ótimos professores, verdadeiros mestres, que deixaram seus exemplos como ensinamento maior. Esses exemplos foram reforçados na faculdade de Letras, que cursei em Carangola – MG, mais tarde me especializando em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Uberlândia; e Mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Assim, sempre cercada de bons motivos, abracei a carreira, a qual me dedico de coração.

sábado, 16 de maio de 2009

Primeiro Encontro Gestar II

(Professores de Português e Matemática da SMEM em reunião de abertura do GESTAR II)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Formador: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU

PRIMEIRO ENCONTRO

Realizamos no dia 09 de maio de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, o primeiro encontro com os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa. O objetivo do encontro que teve duração de quatro horas, com início as 7h e término as 11horas, foi alcançado, visto que a apresentação do Guia Geral com o desenvolvimento das unidades 1,2,3,4 e 5 (grande grupo), além da apresentação da TP 3 e de suas respectivas AAAs (com divisão do grupo por disciplina) aconteceu dentro dos limites esperados, com relação ao fator tempo e produtividade; quanto as expectativas de adesão, contamos apenas com a participação de cinqüenta por cento dos professores inscritos, apesar de eles terem sido consultados com relação a melhor dia e horário para a realização dos encontros. A coordenadora Telma Natal da Silva desenvolveu as unidades traçando em linhas gerais a proposta do programa, apresentando os direitos e deveres do professor cursista, suscitando debates e promovendo discussões a respeito das possibilidades e das limitações que a proposta traz como implicações. Dentre as possibilidades os professores apontaram a interação e a troca de experiência; a oportunidade de aprender a ensinar; além do envolvimento da comunidade e a dinamização de aulas e oficinas pedagógicas como expectativas que pareciam encontrar respaldo na proposta do Gestar II. Como dificuldade ou limitação, os professores apontaram de forma uníssona: muita atividade para ser desenvolvida num espaço limitado de tempo. A partir da dificuldade colocada, sugerimos que os professores desenvolvessem as atividades previstas para essa primeira quinzena, fazendo as adaptações necessárias ao seu tempo disponível, a fim de que na próxima oficina pudéssemos avaliar a viabilidade do cronograma de atividades em relação ao tempo disponível para a sua execução.




































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